Diferenças? Quais????

Diferenças? Quais????
Diversidade. igualdade, respeito as diferenças, raças, etnias, culturas... "Brasil Um país de Todos!"... O que são estas palavras ou expressões além de símbolos? Símbolos, representações que nos guiam, nos moldam e ditam formas de condutas. E nós, o que fazemos dos símbolos? Ou os aceitamos inopinadamente ou os contestamos traçando novas vivências e refletindo novas representações.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Projeto: "Estratégias de Leitura para a Educação Infantil"



Execução do Projeto.


PROJETO DE INTERVENÇÃO 

Tema: Estratégias de leitura para a educação Infantil

Área Curricular: Português

Justificativa:

A leitura figura como um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-o um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe como sujeito participante tanto do processo educativo quanto do meio social em que está inserido. É o que sugere GOES (1990, p. 16):
A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor re-age, re-avalia, experimenta as próprias emoções e reações.
Partindo deste princípio compreendemos que a leitura deve ser vivenciada a partir da educação infantil, atuando como agente mediador entre a criança e a formação de sua personalidade, de sua concepção de mundo e a faz conhecer sentimentos próprios da humanidade, um exemplo é o bem e o mal, sentimentos bem presentes na literatura infantil (MAGNANELLI, 2005. p.2).
Além de favorecer o conhecimento de mundo, favorecer o desenvolvimento das emoções e das relações afetivas, a leitura na educação infantil atua como o primeiro passo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o que resultará em um adulto leitor, capaz de fazer inferências entender e interpretar qualquer texto. Neste sentido o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCN/EI) afirma que:
A aprendizagem da linguagem escrita é “um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que tem como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita”. Aponta ainda que “as instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças: (...) interessar-se pela leitura de histórias; familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.” (Brasil/MEC, 1998, v.3, p. 122 e 131).
Compreendendo e concebendo a leitura em suas múltiplas formas como um instrumento facilitador e essencial no desenvolvimento do processo cognitivo e na compreensão de mundo da criança, justificamos o presente projeto, que objetiva vivenciar diversas estratégias de leitura, com textos de diferentes gêneros que incluíram definitivamente a criança no mundo fascinante da leitura (ANTUNES, 2008, p. 19). 


Objetivos


Geral: Trabalhar diferentes gêneros textuais através de estratégias que favoreçam a compreensão, participação e estimulem a formação de leitores na educação infantil.


Específicos:
· Estimular o interesse pela leitura;
· Manusear diversos tipos de textos;
· Interpretar e encenar histórias lidas;
· Recontar histórias ouvidas;
· Conhecer diferentes gêneros textuais;
· Confeccionar livros e montar uma mine biblioteca.


Desenvolvimento 


1º dia de aula: Conhecendo os livros
Inicialmente pediremos aos alunos que sentem em tapetes de forma circular onde mediaremos uma conversa sobre o porquê do livro, o que encontramos nos livros, o que eles entendem por livros e qual têm sido a vivencia deles com livros, mencionaremos alguns clássicos infantis e autores brasileiros (20 minutos).
Em seguida colocaremos diversos livros no centro do tapete e pediremos que eles manuseiem os livros, façam leituras individuais e coletivas os deixando livres para exercerem sua autonomia quanto ao livro que irão ler, como vão ler, quanto tempo ficarão com cada livro (serão disponibilizados 30 minutos para esta atividade).
Posteriormente eles escolherão um livro para que possamos ler para eles. Nessa leitura enfatizaremos os autores e faremos com que eles participem da narração desta história, fazendo inferências e levantando hipóteses quanto ao enredo e personagens da história.
Após este momento de leitura distribuiremos folhas de papel ofício para que comecem a confeccionar os seus livros. Orientaremos para que eles dobrem a folha ao meio e em seguida recontem a história ouvida a partir de desenhos e escrita de acordo com o desenvolvimento individual de cada criança. (Recolheremos as folhas).
Para finalizar este primeiro dia de aula os levaremos até a biblioteca da escola e os ajudaremos a escolher livros infantis para fazerem a leitura em casa individualmente ou com o auxílio de um adulto.


2º dia de aula: Conhecer outros gêneros textuais.
Inicialmente traremos todos para o tapete da leitura e iniciaremos a conversa apresentando histórias em quadrinhos, clássicos infantis, jornais e revistas, faremos uma explicação rápida sobre cada um desses gêneros e deixaremos os textos no centro do tapete para que eles manuseiem e façam suas próprias descobertas, criem e recriem. (30 minutos)
Em seguida contaremos um pouco de cada gênero, eles escolherão o que deveremos ler. (20 minutos) Após a leitura dividiremos a turma em 4 grupos de 5 alunos cada e pediremos que os grupos encenem alguma das leituras feitas, seja uma notícia do jornal, uma reportagem da revista, um clássico infantil ou a história em quadrinho. Obs. Estaremos circulando pelos grupos orientando e auxiliando-os na preparação para encenação. (20 minutos)
Posteriormente entregaremos uma folha de papel ofício para que confeccionem mais uma página do livro deles, desta vez, eles irão decidir qual dos gêneros irá abordar, disponibilizaremos jornais e revistas para recortes, caso necessitem, tesoura e cola.
Quando confeccionarem mais uma página do livro, levaremos os alunos novamente para a biblioteca para que escolham mais um livro para levar para casa, conversaremos sobre os cuidados que devem ter com os livros.


3º dia de aula: Conto e reconto.
Neste dia iniciaremos a aula com a encenação de um conto pelas professoras. (Escolheremos o conto de acordo com o interesse dos alunos, que perceberemos no manuseio dos livros nos dois primeiros dias. Encenaremos todo o enredo, mas não faremos o final da história e pediremos que eles pensem e decidam o que deve acontecer com os personagens no final da história. Após alguns minutos (depois que eles decidirem) encenaremos o final da história e de diferentes formas de acordo com as sugestões deles. Explicaremos aí a função do autor e demonstraremos na prática que eles podem ser autores criadores de suas próprias histórias. (40 minutos)
Em seguida pediremos para que oralmente cada um (sem obrigar nenhum) vá até a frente contar a história encenada no início da aula. (30 minutos). Posteriormente pediremos que eles contem uma outra história para seus colegas, histórias que ouviram dos pais, dos avós ou que inventem uma história. Dividiremos a turma em 4 grupos de 5 alunos para que desenvolvam esta atividade. (20 minutos)
Para finalizar a aula entregaremos uma outra folha de papel ofício e pediremos que contem uma história das que contaram aos colegas ou das que ouviram. (30 minutos) Recolheremos as folhas e os levaremos a biblioteca para levarem um novo livro para conhecerem mais uma bela história.


4º dia de aula: Produzindo sua história. 
Começaremos entregando várias figuras com os seus respectivos nomes que tenham uma relação ou não, a cada aluno entregaremos uma figura. Em um papel quarenta vamos orientando e pedindo que eles criem uma história a partir das figuras que têm nas mãos, cada aluno cria uma frase ou situação para seu personagem e vai colar sua figura no papel quarenta. Quando formarem a história com as figuras, uma professora será a escriba do texto no quadro, fazendo com que eles relembrem a história que criaram e em alguns pontos recriem a história. Passaremos esta história para um cartaz e deixaremos exposto na sala, valorizando a criação deles. (1h30min)
Em seguida entregaremos duas folhas de papel ofício, uma para que eles escrevam a última página do livro que estão fazendo e outra para confeccionarem a capa dos livros. Auxiliaremos com a escolha e escrita do título de cada livro. Terminaremos, grampearemos e deixaremos exposto em um varal os livros criados por eles. (40 min.)
Confeccionaremos um convite para as outras salas para a primeira exposição de livros e a tarde da história que acontecerá simultaneamente na escola uma semana depois da entrega destes convites. Entrega dos convites. 


Recursos
Ø Livros;
Ø Jornais;
Ø Revistas;
Ø Papel ofício;
Ø Papel quarenta quilos;
Ø Cola;
Ø Tesoura;
Ø TNT;
Ø Lápis coloridos;
Ø Varal; e
Ø Recursos humanos.


Culminância
Inicialmente ornamentaremos a sala e montaremos a exposição de livros, dividiremos a turma em quem vai expor os livros, quem vai contar histórias dos livros vivenciadas por nós anteriormente ou não e convidaremos um dos grupos que encenou no segundo dia do projeto para reencenar a história, os vestiremos a caráter e iremos chamar as outras salas.
Pediremos para que venha uma turma por vez, eles apresentarão seus livros, encenarão uma história e contarão histórias, farão isso para a outra turma de educação infantil e os dois primeiros anos do ensino fundamental.
Encerraremos o projeto presenteando a cada um com um livro infantil para que possam continuar exercendo a leitura.


Avaliação
A avaliação será feita de forma contínua, através da participação de cada aluno no desenvolvimento de cada atividade sugerida pelas rotinas do projeto.



2 comentários:

  1. Uma idéia simples, não é cara e vira até um tipo de festa da sala!!! Amiga vc arrasa!! E teu blog tá lindo, cheio de história e histórias!!!

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  2. Amei o projeto de leitura.Parabéns!

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