Diferenças? Quais????

Diferenças? Quais????
Diversidade. igualdade, respeito as diferenças, raças, etnias, culturas... "Brasil Um país de Todos!"... O que são estas palavras ou expressões além de símbolos? Símbolos, representações que nos guiam, nos moldam e ditam formas de condutas. E nós, o que fazemos dos símbolos? Ou os aceitamos inopinadamente ou os contestamos traçando novas vivências e refletindo novas representações.

quinta-feira, novembro 10, 2011

AMISTAD


Conhecer e interagir com este filme, me fez sentir, compreender e descobrir  (no sentido de coisas encobertas realmente) alguns conhecimentos de mundo e de vida fundamentais para a minha existência.
    Os seres humanos biologicamente se diferem dos animais pela capacidade de aprender. Sabemos que este conceito é incompleto e que a humanidade se caracteriza pelas muitas ações que desenvolve com suas aprendizagens.
    Desta forma defendo a ideia de que quando nos tornamos conhecedores de algo o que nos difere de todas as formas de vida existentes, são nossas ações a respeito da nova descoberta. O que eu faço quando adquiro um novo conhecimento? O que mudou em mim? O que me impulsiona a fazer este novo conhecimento? Para me justificar poderia usar o mesmo pensamento da aprendizagem critico social defendida por Paulo Freire ou  outras teorias do conhecimento-ação-conhecimento.
     Toda essa introdução para dizer o que aprendi com o filme “AMISTAD” Filme americano de Steven Spielberg do ano de 1997 que reconta a história de um grupo de africanos presos e escravizados que lutam por liberdade quando nos Estados Unidos a escravidão já havia sido abolida.

    Listo abaixo as reflexões construídas e fortalecidas com o filme.
  •   Não se pode resumir uma pessoa há uma generalização.
  • A condição natural da humanidade é a liberdade.
  •   A escola (história) só conta dos heróis europeus ou ingleses.
  •   Precisamos vencer os nossos próprios preconceitos.
  •  A África é constituída por uma grande diversidade de povos, por isto encontraremos lá diversos dialetos.
  •  As lutas abolicionistas, sempre perpassaram por questões políticas e os objetivos desta causa nem sempre eram nobres.
  •   A humanidade desenvolvida e educada, que se julgava longe da ignorância tratava outros seres humanos com um respeito inferior ao que eles dedicavam aos animais.
  •   A luta pela liberdade era o maior objetivo de vida para o negro escravizado e quando essa liberdade não era alcançada o suicídio era uma opção viável pra quem sabe uma sonhada liberdade.
  •   A luta incansável pela liberdade nunca se baseou em métodos. Os africanos só queriam ser livres, só queriam gozar de um direito humano que lhe era negado.
  •   Engraçado como um continente de um mundo onde quem domina é  a RAÇA humana seja visto como país sede de animais. ( È forte, mas foi assim que nós humanos tratamos nossos irmãos africanos).
  •  Gostamos de citar a igreja, o catolicismo, Deus, religiões que muitas vezes justificavam estes atos desumanos. Engraçado é que a base do cristianismo que é imitar a Jesus e fazer o que ele fez, nada mais é que o resumo de dois mandamentos. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Tudo se resume a uma única atitude e ação, o verbo que designa estes dois mandamentos é “Amar”. Quanto a humanidade amou em sua história, não?
  •    Quanto regresso... Concluo, que quanto mais eu conheço do mundo, mas constato que a humanidade nunca saiu dos tempos das cavernas.

Por fim, quem não viu, veja. Recomendo o filme a todos os Seres Humanos.

Sim qual ação estas reflexões me impulsionarão?

...O tempo trará de responder a este questionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário